Seguidores

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Projeto: Consumo, a Moda e Padrões de Beleza

Introdução
Na atualidade, os jovens tem se mostrado cada vez mais vulneráveis as diversas influências do meio, especialmente no que tange o consumo desordenado de coisas, seja, objetos alimentos ou mesmo comportamentos.
Ao se deparar com comerciais ou programas de TV que apresentam como “fashion” determinados atos ou hábitos, logo incorporam a sua vivência, sem ao menos questionar, se são compatíveis com sua individualidade, local onde vive, cultura, tempo ou clima.
É comum por exemplo, o uso de roupas frias durante o inverno, não se observando a necessidade de manter a temperatura corpórea; ou ainda adolescentes que consomem alimentos ou medicamentos veiculados nas propagandas, pensando em obter uma estrutura corporal conforme os padrões estabelecidos pela mídia.
A partir do que foi exposto, vê-se a importância de refletir conjuntamente, com essa clientela, as linguagens e códigos expressos neste veiculo de comunicação.

Caracterização da Escola

Abílio Monteiro é uma escola pública da rede estadual de pequeno porte, vinculada a GRE – Garanhuns atende cerca 845 estudantes, de ensino Fundamental e Médio está situada a Rua João Monteiro S/N, centro em Lagoa do Ouro há 44 anos, funciona em três turnos, e tem uma clientela onde a maioria é de baixa renda, filhos de agricultores da região. Trabalham 25 professores, sendo 11 efetivos e 14 mini-contratados,possui 22 turmas nas seguintes modalidades de ensino: 3 turmas das séries finais do ensino fundamental, 2 turmas do fundamental inicial, 2 turmas da EJA, (3ª e 4ª fases) , 10 turmas de ensino médio, 2 de normal médio e 3 turmas do Travessia (Projeto do Governo em parceria com Fundação Roberto Marinho), objetivando diminuir a distorção idade-série no ensino médio.
A escola dispõe de um laboratório de informática e cinco salas, uma cozinha, uma dispensa, uma sala de professores, uma sala de direção que funciona também como secretaria, um pátio coberto que serve como salão de eventos, dois corredores que permitem a entrada de ar e claridade, dois banheiros femininos e masculino um banheiros para funcionários e professores, gestão e técnicos administrativos.
Tem-se material pedagógico para trabalhar nas diversas áreas, como jogos pedagógicos, planetário, globo terrestre iluminado, prótese do abdômen humano em tamanho reduzido (atualmente danificado), lunetas (danificadas), mapas geográficos.
O acervo tecnológico da escola consta de: computadores com internet, uma impressora multifuncional, duas impressoras jato de tinta, duas impressoras matriciais, quatro mimeógrafos (dois danificados), uma copiadora sem funcionar, dois retroprojetores, dois system (som portátil), uma caixa amplicadora de som, um vídeo cassete, três aparelhos de DVD (2 danificados), um microfone sem fio, uma câmera digital fotográfica, uma televisão de 20 polegadas, duas televisões de 29 polegadas, DVDs da tvescola, oito computadores (positivo para os alunos),dois para professores e dois na secretaria, dois data shows.
No momento, a escola passa por reforma e ampliação, com a construção de sete salas de aula, quatro laboratórios, secretaria e biblioteca, por não ter espaço suficiente, no turno noturno, o ensino médio funciona em um anexo (escola do Município).

Justificativa:
O tema “Consumo, a Moda e Padrões de Beleza” está ligado ao avanço do processo de globalização em economias, trazendo conseqüências nos comportamentos, idéias, valores e relações interpessoais.
E como a TV é destinada as camadas mais baixas e possui grande influencia na mudança de comportamento, este projeto propõe a reflexão aos adolescentes do 8º ano do Ensino Fundamental.
A influencia desse portador de comunicação para o consumo de produtos é sobre aspectos relativos a nossa cultura: costumes, hábitos alimentares, vestuários do mercado econômico com interesses e realidades divergentes da nossa realidade como das regiões sul, sudeste e mercados: americanos e europeu.
Assim proponho a análise de textos verbais e visuais que terão como temática; o consumo, a moda e padrões de beleza, suas influências por meio das questões culturais de pessoas de outras regiões.


Objetivo Geral:
Desenvolver nos educandos o pensamento crítico e o desempenho do seu papel de cidadão consciente de suas ações e preparados para consumir com responsabilidade.

Objetivos Específicos:
• Ler criticamente os textos, analisando as idéias a partir de sua ótica;
• Discutir prévias que permitirão ao aluno posicionar-se criticamente;
• Analisar aspectos lingüísticos;
• Conceituar os termos: consumo e consumismo diferenciando um do outro em sala de aula;
• Identificar estratégias de persuasão utilizadas na construção dos textos visuais (televisivos)
• Produzir cartazes apresentando aspectos culturais da moda numa linha de tempo;
• Produzir textos: entrevista, esquemas, resumos, gráficos e texto de opinião.


Fundamentação teórica
Ninguém nasce consumista. O consumismo é uma ideologia, um hábito mental forjado que se tornou umas das características culturais mais marcantes da sociedade atual. Não importa o gênero, a faixa etária, a nacionalidade, a crença ou o poder aquisitivo. Todos estão sujeitos as mudanças e flexibilização imbuídas nos meios de comunicação.
A presença dos meios eletrônicos e de comunicação em nossas vidas vem alertando os educadores para sua importância na transformação, construção de conhecimentos, valores, conceitos e culturas, portanto a televisão no ensino aprendizagem pode ser um meio para o professor alcançar seus objetivos ao ensinar determinados conteúdos.
Segundo Rezende (1989), os telespectadores são influenciados pelas imagens da televisão uma vez que esta domina elementos como som, foco de luz, imagens móveis que despertam a atenção de adultos e crianças, prevalecendo o enfoque nos desenhos animados e programas infantis.
A leitura das imagens acontece de modo automático e continuo não permitindo ao espectador refletir sobre os conteúdos das imagens. Contudo o público infanto-juvenil tem sido alvo das programações de modo geral, que não demonstram nada educativo do ponto de vista pedagógico, não estimulam o raciocínio e só favorece o entretenimento.
Segundo a Revista EDUCAÇÃO (1999), a erotização precoce das meninas está ligada ao consumo de produtos industrializados que tem o nome das apresentadoras que estão na mídia conquistando as crianças e adolescentes com músicas, danças, vestuários e mimos.
Quanto mais os jovens e crianças assistem TV, mais ficam submersos ao desejo de consumo de alimentos que contem estimulantes, corantes, disfunção no organismo e em conseqüência a obesidade e/ou a necessidade de dietas rigorosas sem controle que resultam em muitos casos de anorexia, pulsação atingida pelas novelas, filmes, programas e comerciais. Embora essas programações sejam inadequadas, essa é a maneira que encontram para interagir no mundo, portanto é de grande importância a interferência e orientação da escola.
A televisão pode ser um recurso pedagógico interessante, pois o professor pode explorá-lo e utilizá-lo em atividades escolares, mas que tanto as atividades como os objetivos estejam pautados na interpretação dos signos verbais, não verbais, ideologias e na simbologia.
Para Naganini (1998, p. 98), as mensagens veiculadas pela televisão devem ser entendidas e refletidas para favorecer esta interpretação, o conteúdo da televisão pode ser trabalhado dentro das escolas, transformando um observador passivo em receptor ativo, com espírito crítico, que sabe compreender e agir sobre aquilo que assiste e ouve na TV, um sujeito perfeitamente capaz de pensar por si mesmo ao mesmo tempo em que se diverte.

Metodologias:
Este trabalho terá o a televisão como recurso pedagógico para os professores da área de humanas: Língua Portuguesa e Inglesa, História, Artes, EDHC e os professores de exatas: Ciências e Matemática, numa perspectiva critico – reflexiva, escrita e oral do conhecimento televisivo e sua influência de consumo dentro e fora da sala de aula.
A partir de coleta de dados sobre o interesse infanto-juvenil, demonstrar-se-á a leitura visual, acrítica e passiva diante da TV e sua possível influência.
Estas atividades serão interdisciplinares e o tema será abordado nas seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa e Inglesa: Leituras e discussões sobre o tema consumo, influências positivas e negativas.
História: Fazer uma linha do tempo sobre a evolução da moda, analisando as décadas e mercados consumidores.
Artes: Fazer pesquisas e trabalhos criativos buscando marcar épocas através da moda.
Direito e Cidadania: consumo, consumismo e direitos do consumidor.
Ciências: Alimentos industrializados e bebidas energéticas – relação de saúde e estética.
Matemática: análise de aspectos econômicos que envolvem o mercado da moda, consumismo, gastos desnecessários, percentuais de ganho, situações problemas entre outros.

A proposta seguirá as seguintes etapas:
Etapa 1:
Discussão prévia sobre o tema: Consumo, a Moda e Padrões de Beleza” por meio da questão: Consumismo Adolescente é uma influência da televisão? Relato de opinião própria. Leitura de textos informativos sobre consumo e consumismo para diferenciar conceitos.
Etapa 2
Apresentar vídeos para observação de merchandising em diferentes programas de TV, analisando as idéias.
Etapa 3
Discussão sobre os vídeos e programas assistidos e apresentação de opiniões sobre os fatos pesquisados.
Etapa 4
Dividir a turma em grupos de 4 participantes para pesquisar diferentes campos e elaborar entrevistas.
Etapa 5
Entrevistar outros jovens da escola e fora dela.
Etapa 6
Produção de resumos, esquemas, cartazes, gráficos e textos de opinião.
Auto-avaliação
Etapa 7
Apresentação de seminário dos trabalhos realizados e conhecimentos adquiridos ao longo do projeto.

Estratégias:
• Levantamento prévio sobre o tema: consumo, moda e padrões de beleza;
• Discussões sobre programas de TV assistido com apresentação de opinião;
• Formação de equipes de trabalho;
• Elaboração de entrevista;
• Levantamento de dados e informações sobre adolescentes consumistas;
• Pesquisas;
• Elaboração de resumos, esquemas, cartazes, gráficos e textos de opinião.
• Apresentação de seminário das atividades realizadas.

Publico Alvo:
• Estudantes do 8ª ano do Ensino fundamental

Publico a ser envolvido:
• Gestor, professores, estudantes (comunidade escolar)

Tempo:
• Setembro/2010

Recursos:
• Didáticos: livros, revistas, lápis, caderno, papel cartolina.
• Tecnológicos: televisão, computador, internet, DVD e aparelho de DVD.

Avaliação:
• A avaliação será feita de forma continua de acordo com as manifestações dos alunos na realização das atividades, definindo alterações de rumo, necessidade de aprofundamento, através da observação das reações e capacidade de argumentação as atitudes de respeito às opiniões contrárias e mudanças de atitudes

Referencias Bibliográficas:
NAGANINI, Eliana. Televisão, publicidade e escola. In: CHIAPINI, Ligia. Aprender e ensinar com textos não escolares. São Paulo: Ed. Cortez, 1998. V. 13
REVISTA EDUCAÇÃO. Inocência roubada, Ano 25, n. 214, fevereiro de 1999.
REZENDE, Ana Lúcia & REZENDE, Nauro Borges. A tevê e a criança que te vê. São Paulo: Cortez, 1989.
Sites pesquisados:
http://wwwfirb.br/interatividade/edicao1/_private/Televis%C3o.htm, acesso em 20/07/2010.
http://www.sbpcnet.org.br/livro/58ra/JNIC/RESUMOS/resumo2129.html acesso em 20/07/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário