Seguidores

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Relatório
“O bom aprendizado é somente aquele que se adianta ao desenvolvimento”. (Vygotsky, 1984:101)

Durante o estudo com o TP3 Gêneros e Tipos Textuais foi vivenciado com 35 alunos do 7º ano, atividades diversificadas de leitura e produção textual.

A. Alunos que reconhecem e desenvolvem o gênero anúncio 80%
B. Alunos que reconhecem o gênero biografia e produz 70%
C. Alunos que reconhecem o gênero memória e produz 50%
D. Alunos que reconhecem o gênero cordel e produz 60%
E. Alunos que reconhecem o gênero crônicas e produz 30%

A aprendizagem e desenvolvimento caminham junto sob a perspectiva da língua como instrumento de comunicação, ação e de interação. Nesse sentido, altera-se o enfoque, a metodologia e estratégias de ensino de língua portuguesa, que se volte para um trabalho integrado de leitura, produção de textos e reflexão sobre a língua, desenvolvendo sob perspectiva textual e comunicativa.
Como os gêneros é uma forma de diálogo e classificam de acordo com as suas especificidades sejam escritos ou orais, também foi realizado a produção de gêneros orais como: debates, apresentação de livros lidos, através de vinhetas de rádio, telejornal.
Contudo, verifica-se que os alunos precisam desenvolver ainda mais competências de leitura e produção textual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário